Jonatas FELIPE

Sistemas de Informação

SIG: da origem (dado) ao destino (decisão)

SIG: da origem (dado) ao destino (decisão)

O dado, quando tomado de forma isolada não propicia nenhuma vantagem, ou seja, não proporciona a compreensão de um determinado foto ou situação. Como exemplo, poderíamos imaginar a seguinte situação: um carro custa 2000. No entanto, nós questionaríamos: 2000 o que? Dólares? Reais? Esse exemplo mostra que para a compreensão de um fato, os dados precisam estar em “harmonia”. Tal “harmonia” que nos permite o entendimento do fato, podemos chamar de transformação, dos dados em informação. Por conseguinte, as informação quando estão em mesma harmonia entre si, se transforma em conhecimento.

Nas empresas, seja elas grandes ou pequenas, o conhecimento sobre determinado fato pode acarreta em ganhos, seja financeiro, em condições de trabalho ou no processo de fabricação. Mas para que ele se transforme em ganhos, alguém precisa ter as informações e tomar decisões coerentes baseadas nesse conhecimento.

Nesse estágio chegamos em outro ponto fundamental para o entendimento da SIG: de que adianta ter o conhecimento, se a base é inconfiável, ou seja, se os dados fornecidos, por determinada fonte, que compõem a informação não são precisos ou até mesmo verdadeiros.

Contudo, analisando todo o processo de transformação dos dados em informação, constatamos que, de nada adianta ter uma informação se essa, por sua vez, não é verdadeira. O que leva-nos a perceber, que devemos fazer uma “filtragem” dos dados., esse processo é de extrema importância para garantir a integridade dos dados.

As etapas de: filtragem dos dados; transformação deles em informação e a tomada de decisão baseada nessa informação, gera uma sequência de processos interligados que, pode ser compreendido como um sistema. Como sabemos que um sistema só existe para realizar determinado objetivo, vemos que esse objetivo no SIG é gerar informações confiáveis para o processo decisório em uma empresa.

Resumindo todo o processo descrito acima temos: SIG como o processo de transformação de dados em informações, quena maioria das vezes são utilizadas no processo de tomada de decisões importantes em uma empresa.

Esse sistema, descrito acima, em conjunto com os demais existentes, servem de base para a existência de uma empresa.

Para fazer o download do artigo click no link a baixo:

http://www.mediafire.com/?sharekey=60c61882bba6c2ebd2db6fb9a8902bda

Agosto 16, 2008 - Posted by | SIG (Sistemas de Informação gerencial)

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: