Jonatas FELIPE

Sistemas de Informação

Platão, Steven Johnson e a Teoria Geral de Sistema (Bertalanffy)

Platão, Steven Johnson e a Teoria Geral de Sistema (Bertalanffy)

Há milhares de anos Platão notou um comportamento humano que, até os dias atuais ainda se faz presente. Esse comportamento que ele descreveu em uma de suas obras, livro VII do Republica, retrata o fato de que a maioria da humanidade já nasce presa a uma infeliz condição, a de viver conforme os padrões deixados pelos seus antepassados, ou seja, aprendiam que o mundo era apenas as sombras projetadas no fundo da caverna. Os indivíduos que viviam na caverna, portanto, eram condenados a viver na ignorância.

Segundo Platão tal estado de ignorância poderia ser quebrado, através de uma força externa que o libertasse de tal estado. Num primeiro momento, o individuo libertado, não conseguiria vislumbra a maravilha do mundo exterior, porém passando algum tempo, ele se aclimataria e poderia notar o mundo externo, e, aos poucos entendendo o comportamento do mesmo.

Nos dias atuais podemos comparar esta caverna ao mundo de fórmulas deixadas pelos nossos ancestrais. Esses conhecimentos que nos foram apresentados seriam as sombras projetadas na caverna de Platão. Portanto, para o entendimento de determinados fatos em nosso mundo, teríamos que nos liberta dessas fórmulas e nos expormos ao “Sol” do conhecimento, e aos poucos iremos observando a origem ou o porque de tais fatos ocorrerem.

Continuando a idéia apresentada por Platão, citaremos um exemplo de um individuo que se “libertou” dessa caverna da ignorância. Steven Johnson, escritor e autor do livro Emergência, busca explica um fenômeno presente entre nós, o da EMERGÊNCIA. De acordo com a idéia apresentada pelo autor, podemos compreender tal fenômeno como: a organização ou agrupamentos de indivíduos de uma determinada espécie, realizando tarefas coordenadas em conjunto para um bem comum. Essa organização, por sua vez, não possuindo um líder e onde cada individuo não possui um conhecimento do sistema como um todo. Um grande exemplo citado dessa teoria, um formigueiro, possui as características acima.

No formigueiro não há a presença de um líder, as formigas através de intensas relações colaterais coordenam e constroem, por si mesmas, todo o trabalho do formigueiro. Consequentemente, o sistema EMERGE de baixo para cima, pois cada formiga não possui o conhecimento do processo global, as tarefas realizadas por outras formiga, mas o conjunto de todas as tarefas realizadas proporcionam uma coordenação do formigueiro. Desse modo o formigueiro se adapta as características climáticas diferentes, por exemplo, adquirindo uma inteligência com o tempo.

Seguindo o mesmo principio, Bertalanffy, biólogo alemão, propôs a TEORIA GERAL DOS SISTEMA. Onde um sistema foi definido como sendo: Um conjunto de partes interrelacionadas que trabalham na direção de um objetivo. Como exemplo podemos citar o mesmo formigueiro descrito acima, na qual o formigueiro seria um sistema, que, por sua vez, é formado de vários subsistemas, as formigas, trabalhando em conjunto, ou seja, subsistemas se interagindo para a sobrevivência do formigueiro, que seria o objetivo do sistema.

De acordo com Bertalanffy, cada sistema faz parte de um sistema maior e também pode ser compreendido como um subsistema do mesmo.

Os sistema podem ser classificados em diversos tipos: quanto a sua natureza (natural, artificial) , origem (concreto, abstrato) e tipo (aberto, fechado).

Para fazer o download do artigo click no link a baixo:

http://www.mediafire.com/?sharekey=60c61882bba6c2ebd2db6fb9a8902bda

Agosto 19, 2008 - Posted by | TGS (Teoria geral dos sistemas)

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: